1/03/2006

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA


Certa vez, Benedito Batista, um tio nosso, agricultor, que trabalhava como caixeiro na sua juventude, andava a cavalo divulgando seus produtos junto as comunidades rurais na região de Jerumenha. Naquele momento, por outro lado, Urbano Pacifico, que era ligado a nossa família, fazia inspeção das fazendas de seu grupo familiar de São Luis do Maranhão no rumo de Veados, hoje conhecida como Artur Passos, próximo a Guadalupe.

Urbano viajava em sua famosa Rural com os seus irmãos Arsênio e Antonio (proprietários da antigas lojas Arpaso Pop de São Luís/MA) em direção as suas fazendas, quando avistaram aquele cavaleiro vindo distante.

- Quem será, hein, Urbano! - perguntara Arsênio.

Com o seu senso de humor apurado e a sua presença de espírito, Urbano olhou bem para aquele homem vindo em seu cavalo baio e respondeu, literalmente.

- Rapaz, aquele ali é Benedito Batista!

- Será! – questionara seu irmão Arsênio.

Aguardando a sua aproximação, os irmãos Pacifico ficaram a espreita de Benedito, quando, finalmente, se encontraram, Urbano tomara a iniciativa.

- Benedito, rapaz, que quiá! Aqui é Urbano Pacifico! Ta conhecendo?

Benedito, cauteloso, meio cabreiro, olhara bem a todos, desconfiando e analisando todo o ambiente, procurando se situar. Depois, calmamente, percebendo de que realmente se tratavam de seus amigos e parentes, falou com toda a sua moral e categoria.

- Rapaz, sabe que é mermo!

Um comentário:

Anônimo disse...

É bom ouvir causos com os nomes da família.
Abraço e obrigado por lembrá-los.

José Pacífico (filho de José do Egito e sobrinho dos falecidos Arsênio Pacífico de Souza e Urbano)

Abraços!

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...