5/30/2006

FESTIVAL DE CALOUROS


FESTIVAL DE CANTORES ESTUDANTIS


FLORIANO REVELANDO TALENTOS

Há 38 anos a Rádio Difusora de Floriano teve a idéia de criar e realizar seu “1º Concurso de Calouros” e aconteceu no Salão Paroquial na comemoração de seu 11º aniversário de fundação. Na ocasião, o título foi conquistado pelo talentoso artista, Jonh Júnior. A jovem guarda passou e com ela também o programa.
Nos anos 80, uma segunda edição do velho e bom programa reapareceu, agora, com outro título, o FESTIVAL DE CANTORES ESTUDANTIS, mas logo depois foi desativado e assim ficou por 8 anos.
A 3ªedição reproduz um desafio e voltou com força total, tendo a frente a dupla de comunicadores nota 10 do rádio, NILSON FEITOSA e RENATO COSTA. Dispostos a fazer história, perceberam a aceitação do público e reativaram o show, que passou a ser realizado no estádio Tiberão, com mais conforto e melhores acomodações para o público médio de 6.000 pessoas.
A repercussão do Festival atrai calouros de outras cidades, como Francisco Aires, Oeiras, Rio Grande do Piauí, Canto do Buriti, Guadalupe e Picos no Piauí, São João dos Patos e Barão de Grajaú, no Maranhão. Cantores como Tom Cleber e Francis Lopes, já conhecidos nacionalmente, iniciaram suas carreiras artísticas aqui no Festival de Cantores Estudantis, dizem os promotores do evento com grande orgulho.
Outras revelações também passaram pelo palco mostrando seus talentos, são eles: Amauri Barros, Cantor Casa Nova, Danielle, vocalista da Banda Paquera, Franz, Lindalva, a vocalista de Roberto e Banda, Zé Francisco da Banda Sedução e outros.
O evento é organizado com meses de antecedência, pois tem o período de visitação às escolas para fazer o convite e aconscientização da população estudantil, para a importância da participaçãode todos, visto que, trata-se de um manifestação cultural, com possibilidades de despontar futuros profissionais na arte musical.
Perguntando aos organizadores do Festival como está a expectativa para o grande dia 03 de junho, (data marcada para a realização do show – 2006, foram unânimes em dizer "muito grande, cada show é um desafio, pois envolve muita gente, ensaios, som, iluminação, enfim, uma série de ações que na hora tem de funcionar como uma orquestra, harmonicamente!" Perguntamos, ainda, quantos calouros estão inscritos e como está aceitação do público? "são 32 candidatos, estamos empenhados em realizar e comemorar o maior festival de todos os tempos, o apoio do público tem sido o diferencial e aparticipação dos astros promete um repertório bem eclético!"
Imperdível! Estamos aguardando com ansiedade o sucesso!
Em tempo:
Segundo Janclerques Marinho, nosso editor, que quando organizou o seu festival de canções inéditas, em 1980 - o FMPBFLOPI, patrocinado, inclusive, pela Rádio Difusora de Floriano (apoio - Nilson Feitosa e Nazaré Silva), também foi o maior sucesso à época e ainda tem gravado em CD-r as doze canções classificadas do famoso festival.
...............................................................................................
Reportagem: César Augusto

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...