5/29/2006

SOLETA - ANTES E DEPOIS



SOLETA - O GOL QUE PELÉ NÃO FEZ

Soleta: "fiz o gol que Pelé não fez...." Pedro de Alcântara Pereira, o famoso SOLETA, 57 anos se orgulha de ter nascido em 19.10.1949 às 09 horas da manhã na hora da missa dominical, coincidindo com padroeiro de Floriano, São Pedrode Alcântara.
Filho de Seu Tunga e Dona Maria Dionéia Pereira. Casado com a Dona Rosilda da Silva Pereira, tem quatro filhos (as): Rosilene e Rosilene, professoras; Rosivaldo e Rogério, carpinteiros. Rogério, o mais novo, joga na posição oposta do pai, é goleiro do time do Princesa do Sul – que disputará pela primeira vez a divisão principal do campeonato piauiense deste ano.
Dona Rosilda e Soleta, contaram alguns fatos pitorescos: 1º - “Soleta é Botafoguense doente e quando seu time perde, ninguém pode falar com ele por algumas horas; e o pior é que oo Botafogo não tem vencido ultimamente; 2º - Entretanto, quando o fogão vence, ele enfeita a porta da casa com bandeiras, fotos do time campeão de 1962 com Garrincha; 1968, com Gerson; 1989, depois de 21 anos de taca, e 1995, com Túlio Campeão brasileiro; 3º - Diariamente, as 22 horas, escuta no seu velho e bom motor-rádio de 06 faixas(funciona uma beleza) o Panorama Esportivo, programa da Rádio Globo do Rio, é fã do locutor esportivo Gilson Ricardo e os comentaristas: Ronaldo Castro e Luis Mendes, a palavra fácil; 4º - A gozação entre o botafoguense Soleta e o vascaíno Emídio Nonato, apresentador do programa Um Novo Amanhecer da rádio difusora da rádio Difusora, é um espetáculo à parte. Quando o Botafogo vence, Soleta vai na emissora gozar de Nonato, e quando acontece o inverso, o apresentador passa o programa lembrando do insucesso do Botafogo; 5º - Nos jogos que o Botafogo vai decidir, Soleta pede emprestado a chácara Bela Vista de Emídio Nonato, só que antes de emprestar, Soleta escuta duas gozações, a primeira, que "dá azar assistir jogo do Botafogo, e a segunda, que a torcida do Botafogo é tão pequena que cabe numa Kombi”. A sua arma é abrir um sorriso e cair na gargalhada, esse é o Soleta; 6º - A decisão que Soleta mais levou torcedores do Botafogo (uniformizados), foi na decisão do campeonato carioca - Botafogo 3 X 1 Madureira, lotou a chácara Bela Vista, com direito a carreata, fogos e muita alegria.
Ao lado de Soleta tem o seu conhecido transporte - uma velha e boa bicicleta caloi cargueira: "é o meu ganha pão", é o seu orgulho, ele atende de um tijolo a tudo, quem manda são os clientes.
- Quem te colocou o apelido de Soleta e o que significa?
- Foi um irmão meu adotivo, Valdemar, mas nem ele sabe o que significa.
- Qual a posição que você jogou?
- Centro avante, eu tinha uma arrancada e resistência, fazia a diferença.
- Quais os times que você jogou?
- Comércio, Ferroviário, Reno de Zé Amâncio, Bonfim Futebol Clube da cidade Senhor do Bonfim - BA, o nego Cleber Ramos me levou, joguei também no SBE de São Luís - MA, no Corisabbá, em 1985, time ainda amador, em seguida nas Seleções de Floriano, de Amarante e de Regeneração.
- Fato que marcou e chamou sua atenção?
- Foram duas partidas em que fiz os gols, foi inusitado. 1º jogo Seleção de Regeneração X Água Branca, primeiro minuto de jogo, fiz um gol, tirou o centro com segundo minuto fiz outro gol. O fato se repetiu jogando pelo Brasil de Almeida, ou seja, primeiro minuto de jogo, fiz um gol, tirou o centro com segundo minuto fiz outro gol.
- Você lembra do gol mais bonito que você fez?
- Lembro, eu fiz o gol que o Rei Pelé não conseguiu, o lance foi igual a do jogo Brasil e Uruguai na Copa 70 no México, em que Tostão lança Pelé, e ele dá um drible de corpo no goleirão uruguaio, e pega a bola pelo outro lado e chuta pra fora!! Infelizmente, o Rei não fez, tive mais sorte, foi um jogo entre as seleções de Floriano X Marcos Parente, o lance foi assim: Castilho lançou a bola, dei aquela arrancada lembrando dos velhos tempos, o goleiro saiu, fiz que pegava a bola e deixei a pelota passar, foi lindo! Peguei do lado e o filme passou pela minha cabeça, a Copa de 70, lembrei do negão Pelé, poxa, caramba, tenho que fazer, a impressão é que não acontecerá, chutei e fiquei aguardando a bola bater na rede, só aí vi o sonho, tornar realidade, foi uma explosão de alegria, todos correram para me abraçar, até os adversários me cumprimentaram. Quando lembro fico arrepiado! Às vezes fico pensando como Pelé deve ter sofrido por não ter conseguido fazer o mais belo gol da sua carreira.
Depoimentos dessa natureza que nos deixa encantado!!!
...................................................................................................
Pesquisa: César Augusto

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...