3/02/2007

TIBÉRIO NUNES



TIBERIO NUNES – Trajetória e Depoimentos

Trata-se de um excelente livro, lançado recentemente pela família do ex – prefeito de Floriano, doutor Tibério Barbosa Nunes, onde resgata a trajetória de sua vida pública e profissional, através de depoimentos nobres.

Num desses depoimentos, o seu sobrinho, o ex – deputado Luciano Nunes, conta que certa vez -, “quando estava construindo a sua residência na rua que hoje leva o seu nome, me convocara, na condição de agrônomo, para acabar com as lagartas que estavam acabando com a folhagem de uma mangueira que existia no fundo do quintal de sua casa. Comodista e sem vontade de ir matar as lagartas, tirei uma de ecologista e o aconselhara a deixar as lagartas virarem borboletas, que elas iriam todas embora voando.Tibério ficara irado e, voltando-se para mim, esbravejara: - Você é um agrônomo de merda, que só sabe mesmo é plantar tampa de garrafa em asfalto...”

O livro retrata, também, passagens de sua juventude em Fortaleza, Rio de Janeiro, onde chegara a ser grande líder estudantil e vice – presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE. Adentrou pelo jornalismo com Arimatéia Tito Filho, seu amigo e tornou-se um grande médico no Piauí.

Naturalmente, entrou na vida pública, onde tornou-se por duas vezes prefeito de Floriano, Deputado, Vice – Governador e Governador do Estado do Piauí e, por último, chegando a Presidente do Tribunal de Contas do Estado.

Queria, ainda, a voltar à vida pública para eleger-se Senador da República. Falecera, prematuramente, no início dos anos setenta, numa fatalidade da vida nunca vista antes.

Tibério deixou uma lacuna enorme, dentro do contexto político piauiense, de forma que a sua trajetória política ainda permanece viva para quem ama o Piauí e, evidentemente, a nossa querida Princesa do Sul.

Um comentário:

Anônimo disse...

Janclerques,

Meus parabéns matéria sobre o Lider Político de Floriano, Dr. Tibério Barbosa Nunes, médico humanitário que cuidou por muito tempo das famílias florianense.Ele continua ainda bem vivo em nossos corações, pelos benefícios recebidos.Era uma pessoa impoluta e nobre. recordo de uma passagem com ele na política: José Waquim, poeta que residia em Timon e foi a Floriano para divulgar uma Campanha Política, possuidor de um vozeirão e andava diariamente em um carro de som cantarolando uma música que dizia assim:
Teijá, minha gente, teijá... chegou a hora de se votar: Francisco Reis para Prefeito e para Vice o Fauzer Bucar.
Deputado Nazareno, o Chagas Governador, para Vice o Tibério, Zé Meireles vereador.
Teijá, minha gente, teijá, chegou..
Tempos bons que não voltam mais, mas com o seu trabalho, continuam bem vivos.

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...