4/13/2007

CASA INGLESA



O prédio ( foto - prédio branco ) onde está instalada a farmácia Santa Adelaide e outras lojas, era de propriedade dos Estabelecimentos James Frederick Clark S.A., fundada em Parnaíba, salvo engano, em 1949 e aqui mantinha uma filial com o título de fantasia de - CASA INGLESA -, em homenagem aos seus fundadores oriundos da terra da rainha Elizabeth.

Mantinha filiais também em Teresina, Campo maior, Piripiri, São Luis, Belém, além a daqui. Como a Roland Jacob, era as duas maiores empresas do nosso Estado, onde sempre foram destaque.

A Casa Inglesa explorava um diversidade enorme de produtos, como tecidos, motores, conjunto de geradores, atendendo a todo o sul do Piauí, Maranhão e o Norte de Goiás, pela filial daqui.

Era representante exclusiva dos produtos Caterpilar, fabricante de tratores, motoniveladoras, escavadeira e outros produtos destinados a construção de estradas. Era também revendedora exclusiva da willys, Overland do Brasil, fabricante do Jeep, rural e Pick-Up, veículos muito em voga na nossa região pela sua robustez no enfrentamento das precárias estadas daquele tempo.
Foi o único revendedor da Fábrica Nacional de Motores, fabricante dos caminhões F.N.M, o alfa Romeo. Dentre os muitos funcionários daquela empresa, lembramo-nos, dentre outros, que graças a Deus estão vivos e gozando de saúde, os prezados amigos Raimundo Marreiros da Costa e Silva, Sátiro de Castro Ferraz, Adelmar Rosado, Nelson Oliveira e Silva (o criador deste importante documentário), Edison Lobão (o Senador pelo Maranhão), José Ambrósio Rodrigues, Juracy de Souza, Manoel Raimundo Feitosa, Antonio de Melo Sobrinho e Antonio Alves de Brito.


A Casa Inglesa era, com a Roland Jacob, os grandes exportadores da nossa cera de carnaúba do nosso Estado.

Pesquisa: Nelson Oliveira / Fonte: www.florianoemdia.com

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...