4/28/2009

RETRATOS



Em 1936 existia, em Floriano, o Instituto Santa Teresinha, sob orientação do professor Zezinho Vasconcelos. Nos anos de 1938, o então promotor público e inesquecível doutor Manoel Sobral Neto - educador de gerações - comprou o citado instituto e nos anos quarenta criou, então, com o nome de Ginásio Santa Teresinha, o curso ginasial de Floriano.

Essa escola formou, com sua disciplina espçartana e seu ensino de alto nível, centenas de jovens de Floriano e de toda a região do sul do Piauí e Maranhão.

Ficou famosa a expressão " fulano de tal estudou no Santa Teresinha... " Esse educandário fazia uma educação voltada para a formação intelectual do aluno sem esquecer, contudo, a formação moral e artística.

Quantos não se lembram do professor de francês doutor Teodoro Sobral, do professor de latim padre Pedro, da inesqucível Moema Frejat e Quelita Frejat, da professora de artes aplicadas Raimunda Carvalho, Maria Hermínia Rocha e tantos outros.

Mais tarde, o ginásio, com a ida do doutor Sobral Neto para Brasília, ele foi vendido para a professora Adélia Waquim, Ivan Carneiro, Padre Almeida e assim ficou muitos anos. Esta escola de formação foi uma das páginas de ouro de Floriano.

Seu nome está gravado em ouro no coração de Floriano: " vem santinha, iluminar nossa esperança / Teresinha, lá do céu junto ao trono de Deus... " Esse era o estribilho do seu hino, que ainda hoje emociona. Vale a pena sentir saudade dessa escola.


Fonte: flagrantes de uma cidade / Luiz Paulo Lopes

3 comentários:

Unknown disse...

Caro,
Luiz Paulo Lopes,

Caro,
Luiz Paulo Lopes,

Sem palavras para descrever essa descoberta uma historia de educação e amor, que saudade santinha, vem Santinha iluminar com tua inteligência... Reino de Deus...
Que Foto. Histórica
Saudades que não voltam mais. “Colégio Santa Teresinha de 1981 a 1993 onde comecei e termine o ensino médio”

Manoel Neto
manoel_netto@globo.com

José Alves Reis da Silva disse...

Brasília,DF, em 28 de abril de 2009

O nosso saudoso Dr. MANOEL SOBRAL NETO, com a sua sapiência e maestria, soube conduzir a educação e os bons costumes de todos NÓS tivemos a honra de tê-lo como MESTRE. Pouquíssimos Professores de hoje, têm o PORTE PROFESSORAL do Dr. SOBRAL NETO. Àquela época, todos os Professores que faziam parte do Corpo Docente do Ginásio Santa
Terezinha, tinham competência e habilidade pedagógica na transmissão do saber aos seus discípulos(NÓS, alunos). Quem não se lembra da Profa. MARIA DA PENHA?(Português); do Pe. PEDRO?(Latim);(ambos de saudosa memória). Da Profa. ERNILDES CASTRO?; do Prof. EWERTON?; da Profa. ADÉLIA WAQUIM?, além de outros não menos ilustres?.
Não tenho a menor dúvida, de que a ORDEM, a DISCIPLINA e o RESPEITO, adotados pelo Dr. SOBRAL NETO, só nos guiaram para o BEM. Honra-nos, a todos, pelos ensinamentos adquiridos quando estudamos naquele EDUCANDÁRIO.
Abraços para todos da PRINCESA DO SUL PIAUIENSE.

JOSÉ SILVA

BRASÍLIA - D F

Anônimo disse...

Gostaria de ver escrito todo o hino do Ginásio Santa Terezinha. Tem como publicá-lo? Tibério Melo

De volta para o futuro

  Num desses reencontros especiais, onde a gente se sente feliz na presença de pessoas ilustres. Eu, Puluca e o Élio Ferreira (in memorian),...