5/22/2010

BOI TERROR DAS ONDAS MANTÉM UMA TRADIÇÃO DE MAIS DE 50 ANOS


Durante as festividades juninas em Floriano, além das apresentações das quadrilhas, há também a do tradicional Bumba Meu Boi, que é uma das manifestações folclóricas brasileiras mais conhecidas e populares. Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança, música e circo.

Em Floriano o Bumba Meu Boi “Terror das Ondas” coordenado pelo mestre Ademazinho (mestre dos saberes), já está ensaiando desde o dia 1° de maio, todas as terças e quintas.

O Terror das Ondas nasceu em 1953 com o nome Amor das Moças, depois foi denominado Lírio da Noite e Terror das Florestas.

Com mais 50 anos de história, o grupo que foi revitalizado através do Ponto de Cultura “Cultura ao Alcance de Todos”, faz um espetáculo a base de muita percussão baseada no sotaque Boi de Matraca que utiliza instrumentos como a chiadeira, tambor onça e pandeiro. Os participantes são alunos que durante o ano passado participaram de todas as atividades realizadas pelos mestres dos saberes, que repassavam a tradição oral nas escolas do municípios e que agora darão continuidade a essa manifestação popular.

O figurino é inspirado na cultura indígena e usa as cores verde, amarelo, branco e vermelho.

Terror das Ondas estará se apresentando durante todo o mês de junho nas cidades de Floriano, Landri Sales (Encontro Regional de Folguedos) e Teresina (Festival de Folguedos da Fundac).

Ao todo, o grupo se apresenta com quatro caboclos guerreiros, quatro caboclos reais, Catirina, pai Chico, doutor surdo, doutor cachaça, quatro vaqueiros, 30 dançarinos e dois rapazes, sendo a maioria aprendizes do projeto ação griô nas escolas- alimentando a tradição no município.

A iniciativa é uma realização do programa Cultura Viva, através da Ação Griô, Prefeitura de Floriano através da Lei Professor Moreira e Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”

Serviço:
Dia 13 de junho: Na cidade Landri Sales/PI no Encontro Regional de Folguedos
Dia 19 de junho: Em Teresina durante o Festival de Folguedos da Fundac
Dia 20 maio á 12 de Julho: Nos bairros de Floriano/PI


Ligiane Duarte
Ass. de Imprensa/comunicação Grupo Escalet
(89) 9975 2143/9418 8488


Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...