6/05/2010

MEIO AMBIENTE


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente, desde então, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Em todo o Brasil as escolas, associações de proteção ao meio ambiente, entidades governamentais e não-governamentais se reúnem para desenvolver ações especificas de preservação ao meio ambiente durante uma semana – é a Semana do Meio Ambiente.

Em Floriano a secretaria municipal do meio ambiente lançou o projeto Princesa Verde que visa a arborização da cidade para combater a poluição e melhorar a qualidade de vida dos florianenses. Palestras sobre preservação, plantação e poda legal de árvores além do plantio de mudas nativas foram realizadas pelas secretaria em parceria com estudantes.

Mil mudas de plantas nativas da região foram selecionadas para serem plantadas em Floriano. As mudas foram plantadas em cinco praças da cidade, ruas e avenidas. A avenida Senador Dirceu Arcoverde recebeu 121 mudas. No local há necessidade de sombra e de ar mais puro, já que dezenas de pessoas usam o canteiro central para praticar caminhada, além das pessoas que passam diariamente pela avenida.

As mudas foram plantadas ao longo da avenida tem altura média de 1 metro, mas em menos de dois dias de plantadas as árvores já estão sendo alvo de vandalismo. 14 árvores já foram destruídas e para manter o local arborizado, a secretaria de meio ambiente pede a conscientização de todos, a fim de, contribuir com a arborização da cidade.

E além das árvores, é preciso lembrar também do Rio Parnaíba, o velho monge é o maior exemplo de degradação do meio ambiente atualmente. Riachos poluídos que já se tornaram grandes esgotos a céu aberto desembocam no rio, matando lentamente aquele que fornece vida aos que moram perto do seu leito. ( Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br / Foto: Agamenon Pedrosa )

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...