8/12/2010

SEMANA DE INTEGRAÇÃO


Nesta Última Segunda 09/08 Ocorreu A Abertura Oficial Da Semana De Integração na cidade de Floriano/PI



Nesta última segunda-feira 09/08 aconteceu no Espaço Cultural Maria Bonita A abertura oficial da apresentação do Projeto Vida e Arte – Rede Regional de Educação.

Na solenidade estiveram presentes ícones importantes do cenário cultural-educativo tais como: Luciana Ocyoly (diretora da 10ª GRE), Pedro Paulo (Coordenador do IQE - Instituto de Qualidade no Ensino), César Crispim(diretor de teatro), Chagas Vale (representante da Fundac), além de vários professores minicipais, estaduais e federais.

Após a Cerimônia foi oferecido aos convidados um coquetel e o Lançamento das revistas Vida e Arte e Mestres da Cultura Florianense.

Revista Vida e Arte

A revista Vida e Arte tem como base, redações redigidas por crianças da rede pública de ensino, em abril de 2009. Essas crianças tiveram com tema central o Espetáculo da Paixão de Cristo encenada a 15 anos, pelo grupo Escalet de Teatro, onde eles deveriam assistir e conhecer os detalhes de toda a encenação.Esse projeto beneficiou crianças, adolescentes e jovens que participaram de um concurso de redação no intuito de estimular a criatividade e o dominio nescessárias a produção de textos.

Revista Mestres da Cultura Florianense

A revista Mestres da Cultura Florianense tem em seu conteúdo experiências vividas por os chamados “Mestres dos Saberes”, que são pessoas que detém de sabedoria que lhes foram passados de geração em geração.A iniciativa se deu pelo fato de seus costumes e crenças estarem se tornando escassos... A tradição oral é uma grande arma para o resgate de varias culturas que estão se perdendo ao longo do tempo devido às grandes inovações.

O objetivo do Projeto Vida e Arte – Rede Regional de Educação é Criar uma rede de arte educação, utilizando – se das técnicas e materiais das artes cênicas, difundindo a literatura através da produção de sites, DVD, cd e materiais lúdicos a serem colocados a disposição dos educadores, implantando núcleos de atividades, artísticas educacionais em várias escolas publicas dos nove estados do nordeste, desenvolvendo ações continuadas que possibilitem a criação de novos espaços de leituras e pesquisa atendendo a comunidade em geral, envolvendo 80 artista e 50. 000 atendimentos direto por ano. A rede estará interligada on-line para possibilitar aos educadores, agentes e educando, o acesso á leitura e produção de novas obras, á pesquisa e o entretenimento, proporcionando oportunidade de crescimento.

“O projeto está fazendo com que cada vez mais os municípios se insiram a iniciativa fazendo com que haja um crescimento com relação ao conhecimento em ralação a ele (projeto Vida e Arte – Rede Regional de Educação ). Nós queremos que o projeto atinja a todos os municípios piauienses. Afirma Luciana Ocioly (diretora da 10ª GRE de Floriano/PI)

Durante toda a Semana de Integração haverá apresentações, oficinas e exibições de filmes. No espaço Cultural Maria Bonita e No Teatro Cidade Cenográfica. A entrada é inteiramente Grátis!

Essa é uma promoção do Projeto Vida e Arte – Rede Regional de Arte e Educação que tem como realizadores o Grupo Escalet de Teatro, Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e Qualiescola 10ª GRE; Parceria com a Bolsa Agente Escola Viva, Bolsa Agente Cultura Viva e Lei de Incentivo a Cultura; Apoio da Seduc (Governo do Estado do Piauí, IQE – Instituto Qualidade no Ensino e Prêmio Asas e Apoio Institucional da Secretaria de Cidadania Cultural e Ministério da Cultura.

Confira o que ainda haverá na Semana de Integração!

OFICINAS

De 10 a 13 das 08 ás 12h - No Teatro Cidade Cenográfica Oficina de audiovisual (Fotografia em Still, Filmagem, Audio e edição de video) com Ligiane Duarte

De 10 a 13 das 08 ás 11h - No Espaço Cultural Maria Bonita Oficina de Teatro de Bonecos Com Chagas Vale

De 10 a 13 das 14 ás 17h - No Espaço Cultural Maria Bonita Oficina de Produção de texto para internet com a professora Keyla Pimentel

De 10 a 13 das 08 ás 12h - No Terminal Turístico Oficina de expressão Corporal com a atriz Lorena Campelo

ENTRETENIMENTO

De 10 a 13 AS 17 h – No Espaço Cultural Maria Bonita Apresentação de teatro de Bonecos

De 10 a 13 AS 19 h – No Espaço Cultural Maria Bonita Exibições de Filmes

Dia 13-08 á 19h – No Espaço Cultural Maria Bonita

Palestra como o tema “Educação e audiovisual na escola”, com exibição do filme. Tal com Cineasta Bruno Passeri Dias (Rio de Janeiro).


Ligiane Duarte
Ass. de Imprensa/comunicação
(89) 9997 0006/9418 8488

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...