11/02/2010

CULTURA POPULAR FLORIANENSE

O Grupo tem o intuito de profissionalizar artistas nas artes cênicas para suas montagens.


Imagem: Divulgação

Grupo fortalece a cultura popular de Floriano
A Associação Brincantes do Folclore Nordestino surgiu da necessidade de grupos e fazedores culturais da cidade de Floriano em cultuar e proliferar a cultura popular de nossa região. Formada por fazedores da cultura popular, brincantes, pesquisadores e amantes da cultura popular nordestina.

Tem uma política cultural sistemática e definida, promovendo de forma efetiva o resgate da cultura regional, dando oportunidade à livre expressão, tendo em vista sempre a realidade econômica, social e cultural, trabalhando em seu contexto o teatro, a dança, o circo e audiovisual. Em 2005 deu inicio as atividades da quadrilha junina “A Mais Forte” envolvendo quarenta e oito profissionais em dança.

Em 2008 apresentou o espetáculo “Francisco, o Cavaleiro de Assis” em praça pública tendo um público estimado de oito mil espectadores na cidade de Tamboril do Piauí. Ainda no mesmo ano estreou o espetáculo “Desentupa o Vaso, Por Favor!” uma comédia que fez reativar o teatro na cidade de Floriano-PI.

Em 2008 foi contemplado pelo I Concurso de Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura com o projeto “A Arte Incentiva a Leitura”. Realizou cursos de forma gratuita de tecido aéreo e perna de pau, tendo como resultado apresentações de tecido aéreo e pernas de pau em escolas públicas de forma gratuita. Em 2009 o grupo estreou o espetáculo de dança “A Mais Forte do Sertão - Paixão pelo Piauí” e vem sendo premiado onde passa. No mesmo ano foi contemplado pelo prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009, com o projeto “Piauí – Nossas Raízes”.

O Grupo tem o intuito de profissionalizar artistas nas artes cênicas para suas montagens. Jovens e adolescentes participando de cursos e oficinas de teatro, dança e circo no Espaço Cultural Maria Bonita de forma Gratuita.( Sul do Piaui )

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de ver algumas imagens do colegio primeiro de maio, dos desfiles de comemoração de aniversario do colégio, no inicio dos anos 80. É possivel?
Agradeço!!!

De volta para o futuro

  Num desses reencontros especiais, onde a gente se sente feliz na presença de pessoas ilustres. Eu, Puluca e o Élio Ferreira (in memorian),...