3/31/2010

SEMANA SANTA EM FLORIANO


Páscoa significa renascimento, renascer.

Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.

Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.

Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.

Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tú estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz.

Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso.

Esquecem de ti e do teu sacrificio

Quando agridem seu irmão,

Quando ignoram aqueles que passam fome,

Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,

Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,

Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.Jesus...

Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam.

Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar.

Obrigado Senhor,

Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.

Por minha vida e por minha alma imortal.

Obrigado Senhor! Amém.

3/29/2010

SEMANA SANTA EM FLORIANO


ESCALET HÁ OITO ANOS CONTRACENA COM ATORES GLOBAIS

Mais uma vez o Grupo Escalet de Teatro contracenará com atores da rede Globo de Televisão. No seu 8º ano consecutivo trabalhando com o elenco da maior emissora do país, 10 atores e atrizes de renome nacional já emocionaram o público da Paixão de Cristo, realizada pelo Escalet há 15 anos em Floriano/PI.

Mesmo atuando no interior, o Grupo decidiu dar uma dimensão nacional à montagem, unindo artistas nacionais e locais. Em 2002, Floriano recebeu os atores Mônica Carvalho e Claudio Heirinch. Em 2004, foi a vez de Caio Blat. No ano seguinte, Dalton Vigh fez Pilatos, Valeria Pinheiro interpretou Maria e Tom Cleber no papel do Anjo da Anunciação. Em 2006, Guilherme Weber deu vida a Caifás e Marcos Antonio Gimenez interpretou Pilatos. Em 2007, quem esteve em Floriano foi Gabriel Wainer e Camila Rodrigues. Em 2008 o Teatro Cidade Cenográfica teve o prazer de receber novamente o ator Caio Blat acompanhado da talentosa Patrícia Werneck. No ano passado o Escalet abriu os braços mais uma vez para Guilherme Weber desta vez com a carismática Manuela do Monte.

Este ano o palco da Paixão vai ter a presença internacional do português Ricardo Pereira, o João de Negócio da China (rede Globo - 2008), e do ator Marco Pigossi, o Cássio de Caras e Bocas (rede Globo - 2009).

Ricardo interpretará Caifáz, o personagem que faz as maiores intrigas para crucificar Jesus, intimidando até mesmo Pôncio Pilatos, governador da Judéia, interpretado por Marco Pigossi, que ficou conhecido como o que disse a última palavra antes da crucificação de Jesus Cristo “Eu Lavo Minhas Mãos do Sangue Desse Justo”.

Marco e Ricardo já tiveram as suas vozes gravadas para a dublagem da encenação da Paixão de Cristo 2010. Os atores passaram o texto inteiro em estúdio objetivando uma gravação perfeita para que suas vozes fiquem a nível do maior espetáculo do mundo.

O público pode esperar um show de interpretação vinda de ambas as partes, pois seus respectivos personagens têm seus interesses quando se trata de Jesus, Pilatos não o quer fazer mal, porque em Cristo só vê bondade já Caifáz teme o poder que o Nazareno detém sobre o povo e quer o quanto antes exterminar esta ameaça. Os dois irão defender suas opiniões cada qual com suas armas ambicionando o melhor para a árida Judéia ou seria para eles mesmos.

A Paixão de Cristo, 15 anos de tradição, ocorrerá no Teatro Cidade Cenográfica em Floriano/PI, nos dias 02 e 03 de abril ás 20:00H.

Essa é uma realização do Grupo Escalet de Teatro, Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos e apoio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Floriano, Grupo Jorge Batista, Comercial Carvalho, Fiat Santa Clara, Canadá Veículos, Alemanha Veículos, Caixa Econômica Federal, Cepisa, FUNDAC, Casa das Linhas, Alfa Bebidas e R. Damásio.

A compra de ingresso e excursões podem ser adquiridos através da Primeira Classe Turismo, pelos fones (86) 3232 6262 e 3221 9223.e em postos de vendas em Floriano.

Ligiane Duarte
Ass. de Imprensa/comunicação
(89) 9975 2143/9418 8488

3/27/2010

BARÃO INAUGURA ESTÁDIO GREGORÃO


Por toda essa última sexta-feira, 26, um grupo de pessoas das mais variadas áreas estava nos detalhes de organização da inauguração do estádio o Gregorão, em Barão de Grajaú-MA. O cerimonial para inaugurações de mais duas obras está sobre a coordenação da vice-prefeita, Claudimê Lima que conta com apoio na organização dos três momentos, do Francisco das Chagas do setor de comunicação e Francisco Jr (secretário de Esporte, Cultura e Lazer) .

As solenidades de inaugurações de pavimentação de duas avenidas e do estádio municipal devem ser iniciadas após às 17:00h desse domingo, 28. O prefeito baronense, Raimundo Nonato e Silva, que vem acompanhando todos os preparativos para as inaugurações revelou ao Portal: ´Piauí Notícias` que deve passar por um momento de grande emoção, por se tratar da realização de um sonho da comunidade, isso, fazendo referência à praça de esportes.

Raimundo Silva está aguardando para celebração dos 99 anos de Barão de Grajaú, gestores de vários municípios do Sertão Maranhense e ainda os deputados: Gastão Vieira (federal) e Arnaldo Mello (estadual). Secretários da administração municipal e vereadores estão diretamente envolvidos na programação. ( Fonte: www.piauinoticias.com )

PAIXÃO DE CRISTO EM FLORIANO - 2010


Em sua 15ª edição, a Paixão de Cristo será representada pelo Grupo de Teatro de Floriano, denominado Grupo Escarlet - Escândalo Legalizado de Teatro, fundado em 1987 por jovens que recebem apoio da Prefeitura e outras parcerias.

É considerado o maior evento cultural do Piauí. Serão três dias da encenação da morte e ressurreição de Cristo no Teatro Cidade, uma imensa cidade cenográfica dotada de infraestrutura com diferentes efeitos especiais.

O ator global Marcos Pigossi interpretará o governador da Judéia, Pôncio Pilatos, nos dias 2 e 3 de abril. Já o ator português Ricardo Pereira foi convidado para compor o personagem Caifaz , no dia 3 de abril.

No elenco principal, participam a ex-miss Piauí Priscila Karine ( Salomé ) e a atriz regional Lari Salles ( Maria ). Além deles entram em cena 350 atores e figurantes locais.

Este ano será realizada a 3ª edição do Piauí Mix com quatro atrações: o cantor católico Eros Biondini, a Banda Ministério dos Discípulos e is DJ´s Momo e Xandão.

O Teatro Cidade Cenográfica com 130 mil metros quadrados, dispõe de palácios que representam uma cópia da Judéia na época de Cristo. Somam 4 cenarios construídos e 7 naturais. Funciona à lateral do Anel Viário no Bosque Santa Teresina, com 50 metros de frente, com uma única porta, 8 janelas laterais e 2 jardins. O espetáculo cada vez mais atrai curiosos de várias partes do Brasil.

Hotéis e pousadas como o Rio Parnaiba ( 89-3522-1244 ), São José ( 89-35221665 ), Comodoro ( 89-3522-1108 ), Panorama ( 89-3522-1233 ) e Hotel Brasil. Mia informações: www.floriano.pi.gove.br e www.florianonet.com.br

Outras atrações, o balneário Manga, passeio de barco no Rio Parnaiba, trilhas, roteiro histórico-cultural, Espaço Cultural Maria Bonita, Museu do Automóvel, Cidade Cenográica, dentre outras opções. ( Fonte: jornal O POPULAR, Goiânia / Foto: Cabeça de Cuia ).

3/24/2010

CARNAVAL - 2010


O frevo corria solto ali na grande Getúlio Vargas, quando de repente aparecem figuras ilústres do passado e foliões que sempre buscam reviver os bons tempos.

Senão, vejamos, na ( foto ), o reencontro de amigos aí, o Genisson, o Puluca, o Eloneide e, à direita, de perfil, o Ubaldo em abraço fraterno.

O nosso amigo Genisson estava emocionado, empolgado e revivendo bastante aquela movimentação hilária em desabafos surpreendentes.

É claro, que essas amizades vão sempre prevalecer em nossas vidas, Genisson, você é uma figura que nos envaidesse na maneira como devemos democratizar esses reencontros importantes de nossas vidas.

SEMANA SANTA EM FLORIANO


Durante a semana santa em que se comemoram as festividades religiosas em homenagem a Jesus Cristo, a cidade de Floriano, recebe centenas de turistas de todo o Brasil e exterior.

O município durante este período oferece bastantes atrativos para quem deseja passar o feriado da Páscoa no interior, como por exemplo,programações religiosas que envolvem diversas missas, vigílias, Via Sacra pelas ruas das cidades;passeios turísticos religiosos: Igreja Nossa Senhora das Graças, Seminário Franciscano, Co – Catedral de São Pedro de Alcântara, Igreja Nossa Senhora da Guia, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Mosteiro da Monjas Concepcionistas; passeios ecológicos: Balneário Manga, Passeio de barco no Rio Parnaíba, Riacho do Corrente; passeios turísticos: Artesanato Cabeça de Cuia,Terminal Turístico – Beira Rio (1º prédio construído em Floriano), Espaço Cultural Maria Bonita (museu e teatro) – Cais do Porto , Espaço Cultural Theodoro Ferreira Sobral (história, fotos e exposição sobre Floriano), Centro Museu do Automóvel – Chácara Jacylandia, Prodart (produção e exposição de artesanato em geral), Comunidade Curtume – (Produção e Exposição em argila), Casários Árabes, Cooperarte-Artesanato e em especial a cidade – teatro Teatro Cidade Cenográfica(maior teatro a céu aberto do Piauí), que além de receber visitantes durante todo o ano, ainda apresenta o belíssimo espetáculo da Paixão de Cristo, que relata a história de Cristo desde o batismo à ressurreição.

O espetáculo da Paixão movimenta a economia local, aumentado em 77% o fluxo de turistas em hotéis e pousadas da cidade, de acordo com estatísticas a tendência para este ano é aumentar ainda mais, chegando aos exatos 100%.

Os visitantes vêm à cidade não só com o objetivo de assistir a encenação, mas com o desejo de atuar diretamente na peça como figurantes, se emocionando como se estivesse vivendo naquela época. A riqueza dos detalhes em cada cena, os efeitos especiais, os palcos gigantescos... Fazem brilhar os olhos dos espectadores, tornando-os público fiel em todas as encenações.

A Paixão de Cristo de Floriano/PI já se tornou um produto turístico regional e está potencializando cada vez mais o turismo no Piauí, pois sempre se preocupa em estar inovando em suas exibições com novos atores, cenários, figurinos e equipamentos. E este ano não será diferente, a grande novidade é o engrandecimento dos palcos, que triplicarão de tamanho, a construção de uma praça de alimentação e a presença de diversos estandes com artesanato local, lembrançinhas da Paixão de Cristo, desta forma enriquece ainda mais o evento, oferecendo ao público mais conforto e qualidade a cada ano.

A Paixão de Cristo 2010 acontecerá nos dia 2 e 3 de abril e os ingressos já estão à venda em Teresina/PI pelos fones (86) 3232 6262 e em postos de vendas no município de Floriano. ( Fonte: 45graus.com )

3/22/2010

TIMES ANTIGOS


FLORIANO ESPORTE CLUBE

Esse time, quem tomava de conta era o senhor Avelino Coelho Resende e seus jogos eram realizadoas, ali,onde hoje funciona o Espaço Cultural Maria Bonita. O campo era conhecido como ÁREA, à época, nos primórdios de Floriano.

UBIRAJARA

O time Ubirajara existiu nas décadas de quarenta e cinquenta, formado basicamente por operários e um deles era o pedreiro Zeca do Caracol, irmão do Floriano Preto.

PAISSANDU

O time do Paissandu foi fundado pelo famoso Paulo Gamborra.

AMÉRICA

Havia, também, o modesto time do América, com os piolhos de bola Geraldo Martins da rua do Cruzeiro (já falecido), José Nunes e Olindo Nunes.

UBIRATAN

Já a equipe do Ubiratan foi fundada pelo carnavalesco Bucar Neto (assassinado naquela famosa tragédia carnavalesca no início dos anos setenta). Os outros componentes eram Zeca Demes, Luis Carlos (Boca de Flor), o músico Duzito e Everton.

SAMBAIBA

O senhor Joaquim Viana de Carvalho era quem tomava de conta.

RIVER

Era um time de juvenís, formado pelo nosso amigo Chico Camarço. Foram seus principais jogadores, os atletas Aroldo Rocha e Mario Anselmo no INPS.

VASCO

A base desse bom time era formada pelos piolhos Antonio Luis Moreira Nunes, Milton Costa Sá, Antonio Afonso Ribeiro Gonçalves e Darce Arimatéia Ferreira Lima.

BANGU

Na década de sessenta, o time do Bangu, fundado em 1962, era um time de garotos, que jogavam descalços, tipo Abdoral, Luisinho e Zé da Guia.

Época romântica do futebol florianense.

3/20/2010

CORI TENTA PRIMEIRA VITÓRIA

( Na foto ao lado, o Cori-Sabbá nos anos oitenta )

Os torcedores florianenses interessados no incentivo ao Corisabbá com suas presenças no estádio Tíberão na partida do próximo domingo, 21, deverão garantir os ingressos na troca por notas fiscais de compra com o valor acima dos R$ 30,00.

Uma tenda para troca dos cupons fiscais por ingressos será montada em frente ao estádio e uma equipe da 5ª Região Fiscal estará no pátio externo do Tiberão após as 7:00 da manhã.


A partida está confirmada de inicio às 8:45h. A representação florianense que vem de três jogos na temporada de 2010 e com três derrotas, vai tentar mudar a história, lutando pela primeira vitória no estadual contra o líder Barras do municipio de Barras, que tem 9 pontos, não perdeu ainda e vai enfrentar o lanterna do campeonato.

A equipe visitante no município florianense soma 7 gols a favor e apenas um contra. ( Fonte: www.piauinoticias.com )



3/18/2010

CARNAVAL 2010


A Escola de Samba Rosa de Ouro já estava saindo para o desfile, abrindo o carnaval florianense de 2010 e o povão naquela ansiedade, aguardando o ronco da cuíca.

Na altura do lanchonete Marrom Glacê, onde estávamos prestigiando a festa de momo, extraímos essa película ( foto ), exaltando os carnavais de hoje.

A partir daí começávamos a relembrar das antigas batucadas dos Pilantras, do Bota pra Quebrar e das performances de Dim, Pechincha e do saudoso Caravelha.

A emoção era forte e segurar as lágrimas tornava-se um tormento, principalmente quando fazíamos a confraternizando com antigos foliões que se apresentavam ali, o nosso amigo Genisson, Ieié, Dedé, Agamenon, Debuc, Carlito, Dilson, Valério, Sabino, Cristóvão, Ozires, Ubaldo, Puluca, Luiz Carlos, César, Dedé, Iran e outros e a multidão naquele vai e vem entre alegorias e paetês.

Esse é o nosso carnaval, que apesar de sua modernidade, ainda nos fazem voltar ao tempo.

DIOCESE DE FLORIANO TERÁ NOVO BISPO


Padre Valdemir Ferreira dos Santos, ( foto ) da arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, é o novo bispo da diocese de Floriano. A nomeação foi anunciada nesta quarta-feira (17/03) pelo papa Bento XVI. Padre Valdemir vai suceder a Dom Augusto Alves da Rocha, 76 anos, que pediu renúncia após completar 75 anos, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.

Ordenado padre em 1987, padre Valdemir é baiano da cidade de Nova Canaã e completará 50 anos no próximo dia 30 de março. Atualmente é vigário episcopal e ecônomo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.

O novo bispo fez seus estudos de filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e de teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2002, obteve a licença em teologia bíblica, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.

Na arquidiocese de Vitória da Conquista, foi moderador das paróquias de Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí (1987). Foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista. Coordenou a catequese na arquidiocese por dez anos e, durante três anos, foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia.

Exerceu, ainda, a função de vice-reitor e reitor do Seminário Maior de Filosofia e reitor do Seminário propedêutico. Durante dois anos, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Desde 2007 é diretor da Escola de Formação Diaconal, sendo ainda vigário episcopal do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Assessoria de Imprensa, saúda o novo bispo e lhe deseja frutuoso trabalho nesta nova missão que lhe é confiada pelo papa. Ao mesmo tempo agradece a dom Augusto pelo zelo pastoral com que serviu ao povo de Deus na diocese de Floriano. ( Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br ).

3/11/2010

OS BRAVOS


OS BRAVOS - SURGE UM EXTRAORDINÁRIO CONJUNTO MUSICAL

Uma multidão aguardava com ansiedade o lançamento do conjunto OS BRAVOS, logo após o famoso show do cantor da jovem guarda - Jerry Adriani no inesquecível 19 de outubro de 1968 às oito horas da noite.

Quando os garotos chegaram no Salão Paroquial, ficaram admirados com o comparecimento em peso do público; era tanta gente que não foi possível entrar pela porta principal, os quatro rapazes tiveram que pular o muro. O apresentador da Rádio Difusora de Floriano, Pedro de Alcântara Ramos, anunciou: “senhoras e senhores, com vocês - OS BRAVOS...”; foi de arrepiar, as cortinas se abriram e surgiram os quatros ídolos, com a faixa etária entre 14 e 16 anos, pulando e tocando a música de entrada, foi um delírio total. E, para abrilhantar o grande show, em seguida, entrou em cena o badalado Jerry Adriani.

Nessa mesma noite o conjunto seguiu para tocar no tradicional Floriano Clube, e outra surpresa, uma multidão os esperava, os organizadores da festa tiveram que fechar as portas do famoso clube, pois não havia mais espaço.


Os Bravos eram formados pelo baixista Irapuam Leal, o guitarrista solo Antonio Alberto (que tinha dois apelidos: pimentão e rádio globo), o guitarrista base Fábio de Jesus (mora hoje em Teresina) e pelo baterista Raimundo Neiva (Neivinha); depois, numa segunda etapa, o baterista passou a ser Levindo Sipaúba.


Tudo começou com a influência da jovem guarda. E Floriano, como uma cidade de vanguarda, também participou ativamente dessa fase romântica. Os jovens Irapuam, Marcone (filho de seu Florentino e irmão de Piruca), Pedro Bispo, Ozires (de Barão de Grajaú) e Zé Bruno Filho - “ficávamos horas e horas treinando e ensaiando os sucessos da época e quando um de nós conseguia imitar os acordes e os cantores dos conjuntos famosos, corríamos para casa de um e de outro para mostrar, era um barato, mora!” – conta, comovente, Irapuam.


Fatos pitorescos: com o intuito de buscar reconhecimento do público e ao mesmo tempo um padrinho forte para patrociná-los a turma, equipada com violões, fazia apresentações nas entidades como o Lions Club e Câmara Júnior. Os instrumentos musicais foram comprados pelo dinâmico Vicente Rodrigues (desportista), um entusiasta do grupo. Os ensaios eram realizados em dois locais, na rua Sete de Setembro, na residência do sogro de Antonio de Pádua, conhecido como Mata Sete (in memorian) e na rua Padre Uchôa, no quarto da esquina da casa de Neno Leonias (um grande incentivador do conjunto), filho de seu José Leonias; O adolescente José Demes (Ieié) era considerado o mascote, pois estava sempre por perto aprendendo os acordes, e pouco tempo depois passou a integrar o famoso grupo Viazul. Outros que acompanhavam, Dílson Barbosa, Genison (conhecido por priquito de ovelha). O nome da banda surgiu de uma longa lista, que teve entre vários nomes: THE BIRDS. Nos shows em Barão de Grajaú, os integrantes e os equipamentos do conjunto atravessavam de pontão (que fama, hein!).

OS BRAVOS tiveram uma passagem meteórica. Sua primeira etapa durou apenas de outubro de 1968 a maio de 1969, porém, pelo pouco tempo em cartaz, todos os seus shows eram lotados, os garotos fizeram apresentações no Floriano Clube, Salão Paroquial, Bar Carnaúba, Brotolândia, inauguraram as Casas Daher e o Posto São Cristóvão. O conjunto acompanhou vários cantores famosos, tipo Jerry Adriani, Zé Roberto, Lindomar Castilho, George Fredman e outras feras da jovem guarda.

Com o sucesso do grupo surgiram convites para fazer shows em São João dos Patos, Sucupira do Riachão, Barão de Grajaú, Guadalupe, Itaueira e em outras paragens. Na cidade de Barão de Grajaú, por exemplo, aconteceu um fenômeno, conta Irapuam - “o clube, local do show, estava tão lotado, que a gente tocava uma música, parava para afastar a multidão, voltava a tocar, parava, afastava a multidão e tocava, foi assim durante toda a apresentação”.


Perguntamos, então, a Irapuam, um dos idealizadores e fundadores do grupo, sobre algum fato que lhe marcou. Irapuam, hoje professor na UNED – de Floriano, foi categórico:


“Foram articulados uns shows nas cidades de Guadalupe e São João dos Patos para arrecadar fundos para construção do Convento das Irmãs no Colégio Industrial; como era impossível convencer o pessoal de casa para liberar-me, tive que fazer uma traquinagem: na sexta-feira saí de casa fardado como aluno Ginásio 1º de Maio e, numa sacola, escondido, o uniforme do conjunto para tocar no final de semana, foi um sucesso total, tanto nas apresentações quanto em casa, meus pais não tiveram outra alternativa, mandou-me, de prima, para Fortaleza. Época boa e romântica, que os anos não trazem mais!”

LEGENDA DA FOTO - OS BRAVOS NA ANTIGA RESIDÊNCIA DO EX-SENADOR JOÃO LOBO NA AVENIDA JOÃO LUIZ FERREIRA E ONDE FINCIONOU O INPS NO ANO DE 1976


3/08/2010

ESTRÉIA DO CORI-SABBÁ


Em jogo de estréia no Campeonato Piauiense de Futebol 2010, o Corisabbá sofreu a sua primeira derrota na noite deste sábado (06/03), jogando contra a Sociedade Esportiva de Picos, em Picos.

Com um público bastante reduzido talvez em face da derrota da SEP para o Ceará pela Copa do Brasil, o jogo não foi considerado bom por causa do desempenho das duas equipes.

O 1º tempo foi fraco, com alguma superioridade do time da casa, que foi inoperante algumas vezes e em outras encontrou o bom goleiro Cleber pela frente. Na fase complementar, o gol solitário do jogo surgiu aos 25 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola encontrou a cabeça do atacante Arley e daí as redes do Corisabbá.

O próprio Arley buscou e tentou criar novas oportunidades, inclusive um pênalti. O árbitro Antônio Lopes entendeu como simulação e apresentou-lhe o segundo cartão amarelo e em seguida o vermelho.

Reduzido a 10 atletas, Picos passou a ser pressionado pelo Corisabbá. Não bastasse a queda de produção com 10, Nanam foi expulso e deixou o time com 9. Do que se aproveitou o Corisabbá para buscar o empate nos minutos finais, não obtendo seu objetivo devido a conclusão errada de seus jogadores. Placar final: 1 a 0 para o time da casa.

FICHA TÉCNICA

PICOS 1x0 CORI-SABBÁ (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais - 1º Turno - Taça Estado do Piauí - 1ª rodada); Data: 06/03/2010 (sábado à noite); Local: Helvídio Nunes (em Picos); Arbitragem: Antônio José Lopes Trindade de Sousa, auxiliado por Francisco Pereira de Lima Júnior e Wanderson dos Santos Lima.

Gol: Arley (cabeça) 25 do 2º tempo.

Cartões amarelos: Lira (CORI), Ticô e Arley (PIC).

Expulsões: Arley, aos 37, por atitude inconveniente (simulação de pênalti), e Nanam, aos 40, por jogo brusco.

Picos - Pinguim; Nanam, Lau, Cristiano e Guarilha; Denis (Maninho), Ticô, Marcinho e Jean Carlos; Cristiano Jesus (Gilmarzinho) e Arley. Técnico: José Batista.

Corisabbá - Cleber; Niel, Lira, Xandão e Luciano; Cleber Sergipano, Pitbul (Bibio), Gama e Vanin (Cipó); Paulinho (Douglas) e Jader. Técnico: Carlos Alberto Tozzi.

Fonte: Portal Acessepiaui e Sidney Santos, da Rádio Antares

3/03/2010

RETRATOS


Esse time daí ( foto ), só pode ser mesmo aquele de Zé Feínho - o São José Futebol Clube, no início dos anos setenta, onde ele comandava com muita garra e vontade aquels torneios saudosos da época romântica.

Da esquerda para à direita, em pé, conhecemos o Zé Feínho ( todo balula ), Didi ( irmão de Zequinha Futuca ), Pompéia ( in memorian ), o zagueiro Teodoro e Geraldo Martins.

Agachados, o Boião ( jogando de atacante ), tudo isso acontecendo no estádio Mário Bezerra, naquelas tardes quentes de domingo, quando levávamos radinhos de pilha para acompanhar outras paradas futebolísticas.

3/02/2010

BARRAGEM


A instalação da Barragem de Cacheira, próximo à cidade de Floriano, está gerando muita polêmica não só entre os florianenses mas também entre a população das cidades circunvizinhas, especialmente as que ficam à margem do Rio Parnaíba.

Muita gente não acredita que a Barragem seja construida em curto espaço de tempo. Mas entre os que acham que a obra realmente vai acontecer há muitas opiniões que se contrapõem.

Uns desfendem o progresso, outros entendem que haverá consequências imprevisíveis. Há muita discussão gerada acerca do impacto ambiental e dos aspectos sociais, econômicos e até culturais.

Para tentar elucidar essas dúvidas, a Chesf - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco já está realizando audiências públicas. Em Floriano, a audiência acontece nesta segunda-feira (01/03) no Hotel Rio Parnaiba. Em Barão de Grajaú, a audiência será nesta terça-feira.

Segundo a Chesf, os estudos para o projeto das 5 barragens começaram em 2003. As usinas juntas vão produzir o dobro da energia de Boa Esperança, a única do rio Parnaíba. O investimento de R$ 2 bilhões vai gerar milhares de empregos por até quatro anos, tempo estimado de conclusão das mesmas. Mas milhares de famílias terão de mudar para outras áreas. As audiências nos municípios também terão a missão de convencer as pessoas sobre a importância do projeto, bem como orientar sobre como elas serão indenizadas. ( Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br )

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...