1/30/2011

MÉDICO FLOIANENSE EM DESTAQUE

O médico Edilberto Pereira da Rocha Filho está comandando um estudo que reduz os sintomas da tensão pré-mentrual, a TPM nas mulheres.



Médico Florianense

Um médico piauiense é destaque nacional com uma pesquisa pioneira no Brasil. O médico Edilberto Pereira da Rocha Filho, natural de Floriano, está comandando um estudo que reduz os sintomas da tensão pré-mentrual, a TPM nas mulheres.

É a primeira pesquisa com resultados concretos sobre a ação dos ácidos graxos na TPM. A pesquisa já é destaque internacional publicada em revista científica. Ele é médico ginecologista e está trabalhando na Universidade Federal de Pernambuco.

Foram avaliadas 120 mulheres de 16 a 49 anos que, durante seis meses, tomaram pílulas de 1 g ou 2 g de ácidos graxos (como óleo linoleico, ácido oleico e outros ácidos graxos poli-insaturados) ou placebo, com óleo mineral.
Edilberto Rocha percebeu que o aumento do consumo de ácidos graxos essenciais estava ligado a uma diminuição de cólicas, dores nos seios e cansaço. 

Fatores como hereditariedade, sedentarismo e hábitos alimentares também podem estar ligados à TPM. Se a mulher tem sintomas mais leves, uma simples mudança, como reduzir a ingestão de chocolate e café, pode ajudar, diz Petta. 

60% das mulheres tem TPM

Uma pesquisa feita no ano passado pela Unicamp e pelo Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas entrevistou 1.053 mulheres com idades entre 18 e 40 anos e constatou que 60% delas sofrem com os sintomas da tensão pré-menstrual. 

Os alimentos ricos em ácidos graxos

- Frutas: principalmente o abacate, pequi e açaí
- Sementes oleaginosas: nozes, castanha do Pará, castanha de caju (ricos em ômega 3)
- Óleos vegetais: óleos de soja, de milho, de girassol, de arroz (ricos em ômega 6);
- Azeite de oliva e óleo de canola (ricos em ômega 9)
- Além disso temos também os peixes tais como a sardinha, o salmão o arenque, a cavala e atum que são fontes importantes destes ácidos graxos.

Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...