6/02/2011

TRANSNORDESTINA

Obras da Transnordestina podem gerar 5 mil empregos em julho. Municípios da região próxima a Floriano serão beneficiados




Obras da Transnordestina
As obras da ferrovia Transnordestina no Piauí deverão ganhar novo impulso nos meses de junho e julho, podendo gerar até cinco mil empregos diretos. A estimativa foi feita na manhã desta segunda-feira (30) pelo coordenador estadual do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Mirócles Veras.

Com 1.628 mil quilômetros de extensão, 420 deles no Piauí, a Transnordestina é a maior obra do governo federal no Estado, num investimento que deve ultrapassar R$ 1,3 bilhão. Toda a ferrovia deverá chegar a R$ 5 bilhões, com previsão de ser concluída até 2012.
A ferrovia vai ligar o sul do estado aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, facilitando o escoamento da produção, inclusive a dos Cerrados. Seu traçado no estado passa pelos municípios de Eliseu Martins, Pavussú, Rio Grande do Piauí, Itaueira, Flores do Piauí, Pajeú do Piauí, Ribeira do Piauí, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Paes Landim, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, Nova Santa Rita, Campo Alegre do Fidalgo, Paulistana, Betânia do Piauí, Curral Novo do Piauí e Simões.

Na cidade de Elizeu Martins, a 489 quilômetros de Teresina, serão construídos os escritórios e armazéns da ferrovia. O governo também pretende instalar uma Zona de Processamento de Exportação no município, para facilitar as exportações. Ainda é previsto a ligação treho piauiense com a ferrovia Norte-Sul, através da cidade Estreito, no Maranhão, e ao porto de Luís Correia, através de um novo ramal ferroviário.

Reportagem: Andreelson Delmiro
Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...