3/14/2012

RETRATOS

Banda Euterpe Florianense

Segundo nos conta o livro Floriano de Ontem e de Hoje, de autoria de Teodoro Sobral, A Banda de Música Euterpe Florianense, da União Artística Operária Florianense ( foto ) foi organizada e inaugurada no dia 09 de outubro de 1910.

Por muitos e muitos anos foi a orquestra que se fazia presente em todos os eventos, desde as novenas da Igreja, todos os bailes, todos os desfiles de escolas e até acompanhava enterros de personalidades da cidade, executando músicas sacras. Francisco Dantas foi o responsável pela sua criação, onde nasceram grandes músicos, como mestre Eugênio, José Franco, Pirulito, João Alves e muitos outros, segundo comenta seu Nelson Oliveira em suas notas explicativas no livro do centenário da Maçonaria Loja Igualdade Florianense.

Na foto podemos identificar, à esquerda, em pé, primeiro da filha, o senhor João de Deus Alves, pai do historiador Djalma Silva, que tocava trompete. Seu João Alves faleceu nos anos setenta e era aposentado da antiga Mesa de Renda.

São relíquias garimpadas do fundo dos baús da vida de nosso cotidiana, no sentido de preservarmos o glorioso passado da Princesa do Sul.

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...