5/03/2012

PARA O RESGATE DA MEMÓRIA DA CIDADE

UMA CIDADE SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM HISTÓRIA
( dos Anos Quarenta aos Dias Atuais )

As Instituições Sociais


Transcrito do Jornal de Floriano
 Pesquisa: Nelson Oliveira
Janeiro de 2008

A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO DA SAMBAIBA VELHA ATINGIU A MAIORIDADE

Moradores do Bairro Sambaíba, liderados por Luiz Carlos Pereira ( Luiz Carlos do Osman ), José Maria de Araújo ( Zé Pequeno ), Gilmar da Costa e Silva e outros, reunidos em Assembléia Geral, no início de junho de 1985, aprovaram o Estatuto da Associação por eles denominada de Associação de Moradores do Bairro Sambaíba.

Antes, a entidade já se reuniu, aos domingos, no Grupo Escolar Djalma Nunes, propondo, principalmente, a dar um apoio sócio-econômico-cultural aos moradores daquele populoso bairro.

Naquelas reuniões domingueiras eram tratados os assuntos de interesse do bairro, sempre assistidas por  convidados especiais daquela comunidade, ligadas, geralmente, aos temas em debate.

A Associação tinha por objetivo criar núcleos de artesnato e horta comunitária, esta com o apoio da Universidade do Piauí.

Além disso, paletras foprmam proferidas por convidados da Associação, abordando temas de interesse do povo, principalmente, na área de saúde, dentre as quais se destacou a palestra do doutor Antonio Henrique Drumond, que versou sobre a prevenção do câncer.

Outros palaestrantes se fizeram presentes, abordando sobre temas outros de interesse, não só dos associados que prestigiaram os eventos, o povo em geral e de outros bairros.

Que a Associação, no momento em que atinge a sua maturidade, ainda esteja cumprindo as finalidades para as quais foi criada.

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...