10/17/2013

Estudantes de Floriano participam do Festival de Identidade Cultural




O Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí é uma ação educativa que promove a formação da consciência para preservar, valorizar e divulgar o Patrimônio Cultural do Piauí, interagindo dança e música, na perspectiva de ressignificar a identidade cultural do Estado. 

Participam do evento, estudantes da Educação Básica, divididos nas 21(vinte e uma) Gerências Regionais de Educação  - GREs, no período de março a setembro de 2013. A I etapa foi realizada nas Gerências, onde foram selecionados os melhores grupos para participarem da II etapa em Teresina, que acontece no dia 20 de outubro à partir das 7:00h no Teatro 4 de Setembro. 

O Festival é uma ação que oportuniza aos estudantes da rede pública estadual da Educação Básica (Ensino Fundamental a partir da 7ª série (8º ano), Ensino Médio, EJA, Educação Profissional Técnica de Nível Médio) expressarem seus talentos através de apresentações que contemplem música e dança de forma integrada.

"Identificar, valorizar e incentivar talentos individuais e coletivos, fortalecer o espírito crítico e participativo do aluno na busca de uma cultura democrática, além de divulgar e valorizar a cultura piauiense, minimizando problemas sociais evidenciados na comunidade escolar/local são os objetivos do festival", disse a coordenadora Eva Rodrigues.

Os grupos serão julgados e selecionados, obrigatoriamente, por uma Comissão composta por 05(cinco) membros: 02(dois) com formação em música, 02(dois) com formação em dança e 01(um) em cultura popular. As apresentações deverão integrar música e dança, referindo-se à cultura piauiense. A seleção obedecerá a vários critérios, coreografia, figurino, música (foco na cultura piauiense), melodia e ritmo (sintonia), interpretação (afinação, dicção e presença de palco), arranjo (criatividade), composição musical (poderá ser de autoria do grupo ou de compositores piauienses). A música que acompanhará a dança será executada ao vivo pelos componentes do grupo concorrente. 

Para o secretário de Estado da Educação, Átila de Freitas Lira, o festival favorece uma ação pedagógica que proporciona a descoberta e o desenvolvimento de talentos dos estudantes das escolas públicas estaduais do Piauí. "Propicia o conhecimento da cultura piauiense no âmbito estadual, estimula a criatividade dos estudantes nas diversas linguagens da arte, além de tornar o ambiente escolar agradável, contribuindo para  a permanência e o sucesso dos estudantes na escola durante o ano letivo, promovendo a convivência multicultural entre os jovens das escolas públicas estaduais. É mais qualidade na educação do Piauí", garante Lira.

Seduc

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...