12/13/2013

Eletrobras Piauí recebe prêmio socioambiental inédito no Estado

A Eletrobras Distribuição Piauí recebeu o Selo Verde e o Prêmio Internacional Socioambiental Chico Mendes pela execução do projeto socioambiental Agente Eletrobras. A solenidade de entrega ocorreu na noite do último dia 9, no Clube Sírio, em São Paulo. O presidente da empresa, Luiz Hiroshi Sakamoto, foi representado pelo gerente da Assessoria de Eficiência Energética, Pesquisa e Desenvolvimento, Joselito Félix.

O projeto Agente Eletrobras foi avaliado na categoria Cases e Ações Socioambientais, nas quais foram analisados a funcionalidade, pertinência, replicabilidade, estratégia, inovação, criatividade, transversalidade, viabilidade, impacto ambiental, efetividade e sustentabilidade do projeto. Na análise do Procert (Programa de Certificação do Compromisso da Responsabilidade Socioambiental), o Agente Eletrobras obteve pontuação excelente.

O Prêmio existe há oito anos e é realizado sob as diretrizes do Procert e foi criado pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. O objetivo é reconhecer, estimular e certificar o compromisso com as boas práticas socioambientais por meio da difusão de exemplos que tenham como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida.A Eletrobras Distribuição Piauí foi a única concessionária de distribuição de energia elétrica do Nordeste a receber o Selo Verde Edição 2013.O selo poderá ser usado em produtos, correspondências e publicações da empresa durante um ano.

O Agente Eletrobras é executado pela Assessoria de Eficiência Energética, Pesquisa e Desenvolvimento e consiste em orientar os consumidores de baixa renda quanto ao uso seguro e racional de energia elétrica, por meio de palestras; distribuição de cartilhas educativas; troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, as quais são mais econômicas e de maior vida-útil; substituição de geladeiras antigas de grande consumo por geladeiras modernas e eficientes para as famílias de baixa renda, regularização de unidades consumidoras com instalações elétricas fora do padrão. Além disso, o projeto realiza engenharia reversa dos resíduos sólidos, conforme normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), cujo processo não agride o meio ambiente.

“O prêmio representa a importância do projeto de Eficiência Energética, Agente Eletrobras, que agrega os três viéis da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. É importante frisar, também, que a Eletrobras Piauí é a primeira instituição do Estado a receber este prêmio, sendo a segunda empresa do grupo Eletrobras, após a Itaipu Binacional. Estamos muito felizes”, destaca Joselito Félix.Até o momento, foram substituídas 4 mil geladeiras e 120 mil lâmpadas e entregues 90 mil cartilhas em vários municípios do Estado por meio do Agente Eletrobras, beneficiando mais 90 mil famílias.

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...