2/25/2014

Floriano discutirá futuro no fórum "Piauí 2050: O futuro que a gente quer"

O território Vale dos Rios Piauí e Itaueira vai discutir o futuro do Piauí durante o fórum “Piauí 2050: O futuro que a gente quer”, a ser realizado nesta quarta, dia 26, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), no município de Floriano. Durante o fórum, a população do território vai poder indicar que segmentos são prioritários para o desenvolvimento da região e de todo o Estado e que deverão ser incorporados ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável(PDES).

Na 10ª edição, o secretário de Planejamento, Cezar Fortes, afirma que há uma identidade nas demandas em todo o Estado do Piauí: a valorização do local, o que é significativo na construção do Plano. 

“As pessoas têm uma visão macro, mas sem esquecer suas especificidades, suas raízes, o que é bastante positivo, já que estamos construindo um Plano em parceria com os piauienses, com as suas necessidades, seus desejos e anseios”, ressalta.
Imagem: Kalberto RodriguesCezar Fortes, secretário de Planejamento. (Imagem:Kalberto Rodrigues)Cezar Fortes, secretário de Planejamento.

Fortes explica ainda que a educação é convergência entre todos os territórios, mostrando seupapel estratégico para o desenvolvimento. Por isso, na elaboração do Plano, a educação é posta em duas linhas de trabalho, como capital humano, para atração de investimentos, e na formulação de políticas públicas e programa de desenvolvimento econômico.

Potenciais econômicos

Na pauta das discussões, os segmentos econômicos que podem impulsionar o desenvolvimento da região, como os Arranjos Produtivos Locais(APLs), nas áreas da cajucultura, ovinocaprinocultura, apicultura, carnaúba e babaçu, além da cultura em conjunção com o turismo no polo histórico-cultural.

Nos empreendimentos agrícolas, a TerraCal é um exemplo de investimento que está ocorrendo na região. Em fase de instalação em Guadalupe, Jerumenha, Floriano e Marcos Parente, a empresa prevê investimentos na ordem de R$1,5 bilhão, gerando em torno de 3.500 empregos diretos. Os recursos serão aplicados em agricultura irrigada de cana-de-açúcar, tomate e cacau, que são matérias primas processadas localmente. 

Outro foco das discussões será a energia, tanto proveniente do petróleo e gás, como também do gás de xisto e outras tipos de energias renováveis. 

“Atualmente, a pauta dos negócios é voltada para a energia renovável, e a nossa região tem um grande potencial para a exploração gás e petróleo, e as pesquisas indicam isso”,
 explica o Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior.

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior(Imagem:FlorianoNews)Prefeito Gilberto Júnior

O papel dos transportes, incluindo a hidrovia e a ferrovia, é uma alternativa viável para atração de empresas de beneficiamento e transformação industrial. 

O evento é gratuito e ao final será emitido certificado aos participantes. Para participar, bastar enviar os dados pessoais para o e-mail: planejamentoparticipativo@seplan.pi.gov.br

Fórum Piauí 2050: O futuro que a gente quer

Local do evento: Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Floriano

Programação


8h - Abertura oficial 

8h30 - Palestra: O Piauí hoje – Secretaria de Planejamento

10h - Intervalo

10h30 - Palestra: Panoramas Setoriais - Diagonal Consultoria

Debate

12h - Mesa-redonda: Síntese da Visão de Futuro - Diagonal Consultoria

Fonte: florianonews.com

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...