8/16/2014

80 ANOS DA CHEGADA DO PRIMEIRO AVIÃO EM FLORIANO

 Dia 11 de junho de 1934. Chegava a Floriano, o primeiro avião - um biplano -, pertencente ao Correio Aéreo Nacional, CAN. Aquela segunda feira amanheceu festivas e, por volta das 14:30h. foguetes explodiram, no ar, anunciando , e a chegada, que se deu às 15:50h.

A aeronave era pilotada pelo Capitão Aviador Macedo, do correio militar. Vinha no mesmo voo o Interventor (Governador) do Piaui, Capitão Landri Sales. Era Prefeito de Floriano, Dr. Theodoro Ferreira Sobral.O local do pouso foi o campo de aviação no bairro Tabocas. Na terça feira, às 08:55h.

O avião retornou a Teresina. Essa foto é uma preciosidade, e pertence ao rico ACERVO HISTÓRICO, do museu organizado pelo empresário Teodoro Sobral Neto. O jornal da época, "O POPULAR", divulgou largamente o ocorrido, essa fato histórico - inclusive, um acidente de carro, um atropelamento, entre a atual rua Emídio Gabriel e Padre Uchôa, vitimando o sr. Domingos Vicente, com fraturas na pernas. Interessante memória da cidade. A foto mostra o exato momento do pouso. "Todos nós vivemos do passado e pelo passado morreremos"(Goethe) Lá se vão 80 anos!

Quem esperava esse avião era Dr.Teodoro, prefeito, na época. O governador que vinha no voo ficou hospedado com ele. Sabe qual o jantar? Leitão cheio, pato e lombo de carneiro. A bebida era vinho Michellon e gasosa. Encontrei numa anotação de Tirso Ribeiro. Como Floriano era chic, não essa avacalhação de hoje.

Colaborção: Professor Luís Paulo

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...