11/13/2014

DATAS E FATOS HISTÓRICOS

Colaboração: Teodoro Sobral
Ferroviário dos anos de 1960

Datas e Fatos Históricos Significativos que Marcaram 2014 em Floriano

1º Avião

Oitenta anos da chegada do primeiro avião no Campo da Taboca em 11 de junho de 1934

Serip

102 anos do jornal SERIP, criado no ano de 1912. Foi o primeiro jornal a circular em Floriano, tendo sido fundado por João Luiz Pires Ferreira. O curioso é que o nome SERIP é PIRES ao contrário. Tratava-se de um periódico da firma Neto Pires e Cia.

Nesse mesmo ano foi fundado o jornal O POPULAR, por José Pires Ferreira, irmão de João Luiz.

Ferroviário

O time do Ferroviário de Floriano foi a primeira equipe de futebol a participar do campeonato piauiense de futebol no ano de 1964. Portanto, fazem 50 anos. O time base era formado pelos atletas Bucar; Zezeca, Antônio Ulisses, Teles e Pepedro; Parnaibano e Reginaldo; Cristóvão, Sadica, Valdimir e Dos Santos.


Defala Atem

No dia 6 de outubro do ano de 1964, portanto, há anos falece, prematuramente, em desastre automobilístico o comerciante Defala Atem, também político, desportista e radialista, figura muito conhecida na cidade, que fazia a locução do antigo programa radiofônico "Melodias que o tempo não apagou" na famosa Amplificadora Florianense ( A voz líder e potente da cidade ).

Maricildes Costa

Outra data significativa, que marca o ano de 2014, são os 50 anos, em 11 de junho de 1964, quando da participação e eleição da Miss Piauí, a florianense Maricildes Costa. Representou, à época, a cidade de Floriano, através do Comércio Esporte Clube.

Floriano Clube

Há 77 anos, na data de 3 de dezembro de 1937, era fundado o nosso querido Floriano Clube. O seu primeiro presidente foi o doutor Thoeodoro Ferreira Sobral. Hoje, desativado, espera ser revitalizado pela Fundação Floriano Clube, juntamente com a reabertura da famosa rua São Pedro, através de parcerias do poder público e privado.

Comércio Esporte Clube

Já o Comércio Esporte Clube, neste ano, está completando 57 anos de sua fundação, exatamente no dia 21 de abril de 1957, tendo sido o seu primeiro Presidente o doutor Filadelfo Freire de Castro. Atualmente, o esse clube está em plena atividade com diversas modalidades no campo do esporte, eventos culturais, shows e festas.

Cine Natal

Estaria completando 77 anos, se estivesse em atividade, o nosso glorioso Cine Natal, fundado em 1937, com a projeção da película AMO TODAS AS MULHERES (1935), um drama musical alemão, com o ator Jean Kepura, falecido em 1966. O Cine Natal funcionou até o ano de 1988 em 31 de dezembro. Atualmente, o prédio foi adquirido para dar lugar a um prédio moderno tipo caixa de sapato.

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...