2/19/2015

Católicos celebram Missa de Cinzas e início da Quaresma em Floriano


Fonte: florianonews.com

Católicos celebram Missa de Cinzas e início da Quaresma em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Centenas de fiéis se reuniram na noite desta quarta-feira (18), para participar da primeira Missa de Cinzas. As celebrações ocorreram em diversas igrejas do município de Floriano, marcando o início da Quaresma, período de 40 dias que para a comunidade cristã representa sacrifícios e reflexão pelos pecados antes da páscoa.

Durante as missas, os católicos acompanharam a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015. Este ano, a campanha tem como tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade. O lema: Eu Vim para Servir. A jornada anual busca sempre temas de relevância para a sociedade com o objetivo de trazer a discussão para dentro da igreja.

“A igreja começa a Quaresma nesse período de convenção que todos nós temos como momento de graça e forte para nossa caminhada na estrada de Jesus, recordando todo esse período que a igreja no Brasil também promove a Campanha da Fraternidade. Este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade. Esta parceria através do diálogo, a luz da palavra de Deus, para que possamos juntos, igreja e todas as instituições da sociedade caminhar a serviço da vida e da dignidade humana, como o próprio lema da campanha nos propõe que Jesus veio para servir e essa é a nossa missão”, disse Dom Valdemir Ferreira, Bispo da Diocese de Floriano.

Nesse tempo de Quaresma, entre os dias 18 fevereiro e 28 de março, as paróquias organizam celebrações penitenciais, quando os sacerdotes se dispõem para atender a confissão.

Cinzas

A celebração das cinzas é um rito para a abertura da Quaresma, tempo litúrgico específico em que os fiéis são convidados a se preparar bem, durante os 40 dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa do Senhor, praticando o jejum, oração e esmola. Esse período nos ajuda a recordar os 40 dias em que Jesus se refugiou no deserto em preparação para a sua Paixão, Morte e Ressurreição, quando foi tentado pelo demônio. Espelhando-se no Mestre, toda a Igreja é convidada a viver esse tempo particular em espírito de penitência, silêncio e oração. As cinzas simbolizam, portanto, esse tempo de penitência que todos somos convidados a viver nesse período.

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...