7/20/2015

Floriano preserva sua memória

Volume 4
Fonte: O Passado Manda lembranças/Jornalista Deoclécio Dantas

Com 381 páginas, o 4º volume da Coleção Florianenses destaca a história de vida de 28 personalidades, homens e mulheres de vínculos memoráveis com aquela cidade

Não para de crescer o prestígio da Coleção Florianenses, publicada em forma de livro, uma vez por ano, a cada 7 de julho, data do aniversário de Floriano, 240 quilômetros ao sul de Teresina.

No último dia 7, quando do lançamento do 4º volume, foram vendidos mais de 200 exemplares, em solenidade realizada no Rio Parnaíba Hotel.


O evento reuniu florianenses e descendentes destes radicados em São Luís, Recife, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Teresina e em outras cidades do Piauí e do país.

Com 381 páginas, o 4º volume da Coleção Florianenses destaca a história de vida de 28 personalidades, homens e mulheres de vínculos memoráveis com aquela cidade.

Foram homenageados, nesta edição, os seguintes senhores e senhoras que ali marcaram época no desempenho de atividades importantes para a história do município:

Doca Borges, Eurípedes de Aguiar, Nilmar Rocha, Heonir Rocha, Barjonas Lobão, Dom Edilberto, Mestre Eugênio, Chico Reis, Gervásio Medeiros, Affonso Nogueira, Rafael Rocha, Olindo Nunes, Gonçalo Castro, Zé Fontes, Adala Attem, Manoel Almeida, Defala Attem, Mário Bezerra, Nicodemos Sousa, Pedro Maranhense Costa, Cazuza Ribeiro, Bento Leão, Francisquinha Silva, Raimundinho Caboré, Pedro Castro, Gilberto Guerra, Cícero Rocha e Nazareno Araújo.

Cristóvão Augusto Soares de Araújo Costa, Luís Paulo de Oliveira Lopes, Rosenilta de Carvalho Attem e Teodoro Ferreira Sobral Neto, idealizadores e editores da Coleção Florianenses, já trabalham nas pesquisas que, em julho de 2016, permitirão a publicação do 5º volume, este enriquecido por outros registros de episódios significativos que ali aconteceram.

Merece destaque o fato de que o prefeito Gilberto Guerra Júnior, consciente da importância dessa coleção na construção da história do município, autorizou a compra de exemplares para leitura e reflexão dos alunos que frequentam as escolas de Floriano.

Nenhum comentário:

Amor à vida

  CHICOLÉ de Floriano ( grande craque e piolho de bola ) era quem dizia prá gente - “Vocês sabem muito bem como fui criado, o meu pai foi mu...