1/19/2016

Inaugurou-se o Campo de Aviação de Floriano

Extraído do Jornal O Popular, edição de 17 de junho de 1934


Pela Aviação

Inaugurou-se o Campo de Aviação das Tabocas, nesta cidade

Tomou parte na viagem inaugural o Interventor Landry Sales

OUTRAS NOTAS

Foi, finalmente satisfeita a ânsia em que vinha se debatendo há dias, a população dessa cidade, com a vinda, em viagem inaugural, de um avião do correio Aéreo Militar, na última segunda-feira, ao campo da Aviação de Tabocas, em visitas apto a receber dos pássaros mechanicos.

            A expectativa popular era grande desde a manhã de segunda-feira, apesar de ainda não haver, certeza da viagem; mas, cerca de 2 e ½ horas da tarde, alguns foguetões tocados na ordem do Prefeito Municipal, avisavam que o avião decolara de Theresina rumo a Floriano, e então a corrida ao campo foi grande: Automóveis e caminhões em disparada, conduziam os mais felizes e grande número de pedestres de todos os quadrantes afluíam no lugar da aterrissagem para ver o primeiro aeroplano que nos visitava.

            Às 3, 50 o apparelho foi avistado e pouco depois dava algumas voltas por cima da cidade, indo depois pousar no campo, imediatamente cercado da massa do povo que o aguardava em grande satisfação e alvoroço.

            Pilotava o bravo aviador Capitão Macêdo, chefe da linha do correio aéreo Militar, com estacionamento em Fortaleza. E, sempre interessado por tudo o que diz melhoramento para o Estado, em boa hora entregue à sua direção, veio também o Capitão Landry Salles, operoso Inventor Federal no Piauhy.

            A viagem de vinda durou uma hora e vinte minutos, tendo o avião passado por Belém e Amarante. Até essa cidade, foi feito em território piauhyense e dali pra cá, em território maranhense, sendo avistado aqui ao chegar, exatamente por cima do Barão de Grajaú.

            - Ouvimos do Capitão Landry Salles, que cerca de 40 kilometrosque avistara Floriano em vistas das optimas condições de visibilidade que offerecia o dia, perfeitamente límpido.

            Hospedes do Prefeito Theodoro Sobral, aqui pernoitaram os Capitães Landry e Macêdo, tendo retornado a Theresina na manhã de Terça-Feira.

            Daqui partiu o avião ás 8 horas da manhã, e 55 minutos depois aterrissava no campo de Theresina, após optima viagem, muito facilitada pelo vento que lhe era favorável.

            Está em pleno andamento a construção de um campo idêntico ao nosso em Amarante, sendo de esperar que ainda nesse mez seja o mesmo inaugurado.

            -Espera-se, que seja regularizada a frequencia semanal de aviões de correio aéreo militar ao nosso campo, logo após a remessa do relatorio do capitão Macêdo, estando empenhados nisso o Interventor Landry Salles e o Prefeito Theodoro Sobral.

            No dia da chegada dos aviadores, deu-se um desastre de automovel. A cruzar a esquina do Sr. Gabriel Ferreira, o auto de propriedade do Sr. Benidicto Rocha, guiado pelo “chauffeur” João Araujo, alcançou o menor de nome Domingos Vicente, tendo lhe fracturado ambas as pernas.

            O chauffeurpôz-se imediatamente em fuga. A victima está gravemente ferida.

Apoio e Pesquisa: Centro Cultutal Laboratório Sobral - Sempre resgatando a Memória de Floriano
           

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...