3/29/2016

RETRATOS

Braulino Duque de França

Por - Tibério Melo

João, Dr. Braulino foi um advogado em Floriano mas a sua atuação maior foi na área da Educação. Foi diretor e professor do Ginásio Primeiro de Maio, diretor e professor da Escola Normal, diretor e professor de francês no Ginásio Estadual depois Colégio Estadual. 

Foi meu professor. Não conheço nenhuma obra dele assim, que se possa dizer que fosse intelectual. Foi meu professor de francês. Era muito mas muito rígido mesmo. Era negro,  bem alto e muito elegante. Não me lembro de Dr Braulino pelo menos sorrindo. 

Quando aparecia em frente àquela multidão de alunos ninguém dava um pio. Sua esposa, Sra. Maria do Carmo Gaze Duque de França, era uma senhora muito distinta, professora de História. Era rígida como Educadora uma pessoa muito boa. Tiveram 3 filhos, me parece, duas meninas e um menino. 

Moravam numa casa muito bonita  na  Rua Pe Uchôa. Ele tinha uma irmã, chamada Joana Duque de França, era muito gorda e envolvida com a Igreja Católica. 

Após sua morte (de Dr. Braulino), dona Maria do Carmo foi morar em Brasília. Certa vez em Brasília encontrei-me com  ela na missa e conversamos bastante e falou que seus filhos moravam no Espírito Santo. Soube que ela veio a falecer em  Brasília.

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...