7/06/2016

8 de JULHO - Aniversário de Floriano

Agrônomo Parentes
Colaboração: Professor Luís Paulo Lopes

Engenheiro Agrônomo, Francisco Parentes, o primeiro do Piaui, que criou a Colônia Rural São Pedro D'Aalcântara, em 1874.

Passou a cidade, pela lei n. 144 de 08 de julho de 1897, e foi assinada pelo então governador da Província do Piaui, RAIMUNDO ARTHUR DE VASCONCELOS.

Francisco Parentes morreu ainda jovem, aos 35 anos, de febre maligna. ao chegar em Amarante, em busca de socorro médico.

Deixou esse grande legado que é a nossa Cidade Floriano.

Salve! Francisco Parentes na semana em que comemoramos o aniversário da nossa cidade.

Aniversário de Floriano

ANIVERSÁRIO DE FLORIANO - a figura emblemática de FRANCISCO PARENTES, FUNDADOR DA COLÔNIA RURAL SÃO PEDRO d'ALCÂNTARA,, QUE, DEPOIS SE TRANSFORMOU NA CIDADE DE FLORIANO.

No ano do Centenário da Floriano, tive a subida honra de receber do Senhor Aloísio Sampaio, homem de grande importância social e de saudosa memória um grande presente. Ele era sobrinho neto de Francisco Parentes. e presenteou-me, com uma preciosidade histórica: cópia do "Álbum Íntimo" de Honório da Silva Parentes, seu pai, que contem várias anotações familiares.

Na página 12, lê-se o seguinte: "A 16 de JUNHO de 1876, às 12 h. e 16 . do dia morria na cidade de Amarante e alli sepultou-se o meu caríssimo irmão Francisco Parentes, Diretor que era do Estabelecimento Rural de São Pedro d' Alcântara, nesta Província do Piauhy. Nasceu a 19 de junho de 1839 no município da Villa Das Barras da mesma província.

Sendo ele Escriturário do Tesouro Nacional, deixou este emprego para ir estudar agricultura na França, na escola de Grand Jouan, para onde partira ( estando a este tempo em Teresina, a 7 de março de 1864 e formou-se em tal ciência a 19 fr junho de 1871, isto é, neste dia por que em Versailles foi expedido o seu diploma.

No dia 28 de agosto do dito ano de 1871 chegou ele à sua província natal. e a 18 de outubro, ainda do mesmo ano de 1871 segue para o Rio de Janeiro e dali voltou logo depois em Comissão do Ministério da Agricultura Comércio e Obras Públicas.

Em 10 de agosto de 1874 lançou a pedra fundamental para a construção da sede da Estabelecimento Rural São Pedro d'Alcântara.

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...