7/21/2016

ESTALEIRO DE “CHICO DE AUGUSTIN DA CANOA”

Chico de Augustin
“CADA CANOA NO RIO PARNAÍBA, É SÓ EMOÇÃO E ALEGRIA!"

Pesquisa: Adm.: CÉSAR AUGUSTO
Floriano(PI), 20.07.2016
tamojunto#


Há 30 dias ao fazer a minha tradicional caminhada pela nova “Orla do Rio Parnaíba”, deparei com uma cena cinematográfica; o artista “Chico de Augustin”, iniciando mais uma obra de arte uma “lapa” de canoa com 7 m de comprimento por 1,35m. O tamanho chamou atenção por vários aspectos:

O espaço físico para a fabricação! Como colocá-la no leito do rio? qual a finalidade da embarcação, dentre outras dúvidas!

Com habilidade fui me aproximando e conquistando a confiança de “Chicão”!

- Chico, posso documentar a história dessa embarcação?

- Pode sim! Respondeu “Chico de Augustin”

- Como você aprendeu essa arte?

- Vixe! Vem do meu avó “Augustin”, ele fabricava no povoado Veados, hoje Artur Passos, passou para meu pai Raimundo Vieira de Sá, conhecido por “Raimundo de Augustin”, que logo veio para Floriano-PI. E aos 7 anos foi a minha vez de entrar na arte acompanhando meu pai na fabricação e nas viagens, automaticamente fui tomando gosto e estou até hoje! Com um detalhe, nenhum dos meus filhos quis aprender a arte de fazer canoa, claro até agora!

- Vocês só fabricam canoas?

- Já fabricamos: flutuante (pertencente ao Neto Martins), pontões, inclusive fomos deixá-lo em Buriti dos Lopes, uma longa viagem de aproximadamente 600 Kms, uma aventura! Se eu tivesse um estaleiro na beira do rio, facilitaria tudo, mas mesmo assim fazemos canoas de qualquer tamanho!
- Quais os tipos de madeira que você utiliza para fazer as embarcações?

- A viga principal, a Caverna, é de “Piquizeiro” (melhor madeira, pois ela enverga e não quebra), “Angelim” ou “Fava Danta”, as laterais é de: “Cedro”, “Pau D´arco ou “Piquiarama” e a cobertura de “Sucupira”.

Uma pausa para conhecer melhor o entrevistado:

Francisco das Chagas da Silva, vulgo “Chico ou Chicão da Canoa”, 49 anos, casado com dona Lidiane, 4 filhos (3 homens e 1 mulher), o Estaleiro fica localizado na Av. Esmaragdo de Freitas, 1325 – Bairro São Cristovão (próximo a Igreja de São Cristovão), com um visual deslumbrante, pois o amanhecer e o entardecer são belíssimo, pois fica na nova Orla do Rio Parnaíba!

De repente “Chico da Canoa” mudou de sua fisionomia e disse:

- Olha quem vem chegando! Fernando (ex-Fuzileiro Naval e ex-Mergulhador nas plataformas da Petrobrás)! É o dono da embarcação! Agora vamos colocar a canoa no leito do Rio Parnaíba! Cada canoa, mais um filho que nasce!

Bacana né!

Agora quem ficou extasiado fui eu!

- Como? Vocês vão colocar agora? Quanto tempo leva? Quantas pessoas?

- É rápido, no máximo uma hora, com sete pessoas e depois vamos dar uma volta para testar. Você vai?

- Vou!

Passeio inesquecível!

Interessante!

Fernando (51 anos), proprietário da canoa é cadeirante, escritor, poeta, comunicativo, e com uma disposição invejável!

A canoa com o nome de “YASHA”, será equipada obedecendo as normas da Capitania dos Portos do Piauí, com toda segurança, Motor de 9 HP, Energia Solar, Som Ambiente e em breve vai ser utilizada como “PASSEIO TURISTICO PELO BELO RIO PARNAÍBA”!

Bela idéia, Fernando! Vamos apoiá-lo!

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...