4/14/2017

Paróquia de São Raimundo Nonato, bairro Irapuá, realiza a Procissão do Fogaréu

O grupo do Terço dos Homens, após ter organizado uma programação para hoje, está convidando todos os membros da Paróquia de São Raimundo Nonato, bairro Irapua I, para participarem da Missa da Santa Ceia.
A celebração está confirmada para as 21:00h. A procissão do fogaréu deve sair da Igreja São João Batista no bairro Taboca.
Os detalhes finais da programação estão sendo agilizados.
saora
Procissão do Fogaréu

A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na cidade de Goiás, na madrugada da quinta-feira santa.

A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 0:00 da quinta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de N. S. do Rosário, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. Em seguida, avançam na direção da Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo. 

Este é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artista plástico oitocentista Veiga Valle. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. 

Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.  (Wikipédia, a enciclopédia livre).

Fonte: piauinoticias.com

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...