9/18/2017

Festa do Vaqueiro é celebrada com tradicional cavalgada em Floriano

Festa do Vaqueiro
Durante todo o sábado (16) foram realizadas comemorações referentes a tradicional Festa do Vaqueiro do bairro Nossa Senhora da Guia. Organizada através da Associação de Vaqueiros de Floriano, com parceria da COEF (Comissão Organizadora de Eventos de Floriano), o evento contou com uma programação que não deixou a desejar e reuniu centenas de vaqueiros e apaixonados por esse símbolo do sertão. 

A programação teve início às 6h da manhã com a Alvorada, no bairro Nossa Senhora da Guia, em seguida foi servido um café da manhã para os vaqueiros. Às 8h começaram os preparativos para a tão esperada corrida de cavalos, foram mais de 30 cavaleiros, distribuídos em 4 categorias, concorrendo a premiações que totalizaram R$ 3050,00. De acordo com o resultado final, 12 cavaleiros foram premiados na corrida que aconteceu no Parque de Vaquejada localizado no próprio bairro. 


No turno da tarde aconteceu a tradicional cavalgada, saindo da Barraca do Vaqueiro às 16h, com 50 cavaleiros, em média. O percurso, que totalizou cerca de 10 km, compreendeu as avenidas São Pio, Bucar Neto e Getúlio Vargas, retornando ao local de partida, com a animação por conta do Ciel Brasil. Após a missa aconteceu a festa do vaqueiro na praça do bairro. 

Em paralelo a esta organização, Floriano foi contemplada com uma outra cavalgada pela manhã. Organizada pela Quarta Comitiva Poeira na Estrada, que ofertou um café da manhã para os vaqueiros, do qual o Prefeito Joel Rodrigues e os secretários de Comunicação, Nilson Ferreira, e de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, participaram. 

A cavalgada saiu do Parque do Vaqueiro Arudá Bucar e foi em direção ao bairro Nossa Senhora da Guia. Uma média de 100 cavalos e cavaleiros da circunvizinhança percorreram a Avenida Dirceu Arcoverde revivendo a cultura do homem do campo.

O prefeito Joel Rodrigues explanou sua alegria em participar mais uma vez de uma festa cultural e de tamanha importância para a história da cidade. “Reunimos centenas de vaqueiros e apaixonados por essa figura indispensável para o campo que é o vaqueiro. Mais uma ação que mostra nosso comprometimento em apoiar e incentivar práticas culturais da nossa terra”, finalizou Joel Rodrigues.

Fonte: florianonews.com

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...